Maternidade Maternidade
Blogs M de Mãe

Maternidade

Maternidade
Blogs M de Mãe

52 seguidores
Saiba tudo sobre a maternidade. Artigos e Matérias publicadas diariamente para te ajudar nesse momento especial.

Patrocínio
Shantala: A arte do toque
2017-02-17 03:08:30  ·  Pediatria Psicologia Variedades

“É necessário conversar com a pele do bebê… falar com as suas costas que tem sede e fome como a sua barriga.”

Freferick Leboyer

Todas as sensações iniciais do bebê são experimentadas pela relação que se estabelece com o mundo que o cerca. Ele sente, ouve e percebe sentimentos e angústias; sua pele funciona como um radar de todos os estímulos ofertados.

Sabendo disso, a massagem é um ótimo recurso para receber o bebê nesse mundo, compartilhar carinho e espalhar toques de amor. Hoje escolhemos falar sobre a Shantala, técnica milenar de massagem indiana com inúmeros benefícios comprovados cientificamente. 

Variedades - Shantala - 3

A Shantala amplia o mundo já vivenciado pelo bebê no útero materno com cuidado e respeito às suas sensações. Preserva-se o contato entre mãe/pai e filho permitindo que, através do aconchego e do conforto, o bebê se sinta amado e protegido como se estivesse na barriga da mãe.

A massagem disponibiliza a quem a recebe e a quem a pratica uma ampliação da consciência sensorial e corporal.  Ou seja, quem faz a massagem também está sendo tocado, assim como quem a recebe é responsável por um tipo de toque. Para além, independente da massagem propriamente, na Shantala sempre há trocas de olhar, amor, palavras e cuidado.

Variedades - Shantala 6

Dessa maneira, pensar no método da Shantala como potencial disposto de fortalecimento e aumento de vínculo entre mãe-bebê/pai-bebê, através do toque afetivo, é mais do que válido, por ser produtor de saúde tanto do ponto de vista físico quanto psíquico. Com a prática rotineira da massagem é possível um desenvolvimento físico e emocional saudável para o bebê e, como consequência um crescimento independente no decorrer da vida.

Variedades - Shantala 5

Vale dizer que é necessário procurar um profissional capacitado para o aprendizado correto da técnica e cuidados necessários. Adiantamos que o bebê precisa ter um mês de vida para a prática da Shantala. Seguem alguns benefícios para dar ainda mais vontade de começar uma massagem já!

  • Fortalecimento vincular pais-bebê;
  • Ativa a circulação sanguínea e linfática, ajudando no funcionamento mais eficaz de todos os órgãos;
  • Relaxamento muscular;
  • Desenvolve o sistema motor, fortalecendo músculos e articulações.
  • Alívio de cólica, gases e prisão de ventre;
  • Revitalização;
  • Regularização do ciclo de sono;
  • Libera hormônio do crescimento;
  • Melhora imunidade;
  • Equilibra respiração;
  • Facilita expectoração;
  • Favorece o ganho de peso.
Debora Platon Hoppe & Larissa Bertagnoni Psicológa e Terapeuta ocupacional Larissa Bertagnoni é Terapeuta Ocupacional (CREFITO3: 15098TO) e colaboradora M de Mãe. Formada pela Universidade de São Paulo, com especialização em Terapia Ocupacional Pediátrica e mestranda em Ciências da Reabilitação na Faculdade de Medicina da USP. Sócia-proprietária da ADOLETA Assessoria em Desenvolvimento Infantil, presta consultoria e atendimento clínico para crianças, familiares e profissionais em escolas, espaços de brincar e saúde na cidade de São Paulo.



Debora Platon Hoppe é Psicóloga (CRP 06-88667) e colaboradora da M de Mãe. Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Teoria Psicanalítica pela PUC, possui também experiência em Reabilitação Neuropsicológica. Sócia-proprietária da ADOLETA Assessoria em Desenvolvimento Infantil, presta consultoria e atendimento clínico para crianças, adolescentes, familiares e profissionais em escolas, espaços de brincar e saúde na cidade de São Paulo.
0 0 0